Artigos

Começando pelos conceitos básicos antes de iniciar a prática de atividade física para otimizar o processo de envelhecimento

A prática de atividade física regular é essencial para a manutenção da saúde física e mental. Para mudar comportamentos e hábitos nocivos à saúde como, por exemplo, baixos níveis de atividade física, é, essencial conhecer conceitos-chave e melhorar a educação e letramento em saúde. Fazer atividade física sistemática é igual ao exercício de qualquer outra função que temos paixão, quanto mais se conhece maior o fascínio, a adesão, o engajamento e a motivação para realizar. Veja abaixo alguns dos principiais conceitos.

Atividade física: Qualquer movimento corporal gerado por contração muscular que aumenta o gasto calórico (energético) acima da taxa metabólica de repouso. Pode ser definida/diferir quanto à modalidade (tipo), frequência (vezes por semana), intensidade (velocidade da caminhada ou corrida), duração (tempo da sessão) e contexto de prática (praia, calçadão, parque e academia). O gasto energético pode ser mensurado em quilocalorias. Pode compor a prática de atividade física diária as atividades ocupacionais, esportivas/prática sistemática de exercício físico e de lazer.

Exercício físico: Subcategoria do conceito de atividade física que é planejada, estruturada e repetitiva (feita de forma regular) e que tem como objetivo final a melhoria/manutenção da aptidão física.

Aptidão física: É um conjunto de atributos relacionados à saúde ou às habilidades físicas. O grau em que as pessoas têm esses atributos pode ser avaliado com testes específicos. É definido como um conjunto de atributos que as pessoas têm/adquirem, relacionadas à capacidade de realizar atividade física. Também é definida por (1) uma capacidade de realizar atividades diárias com vigor e (2) demonstração de características (composição corporal) e capacidades (força muscular, aptidão cardiorrespiratória, flexibilidade e equilíbrio) associadas a um baixo risco de desenvolvimento prematuro de doenças hipocinéticas (aquelas associadas à inatividade física).

Esporte: O esporte faz parte do espectro da atividade física e corresponde a qualquer prática institucionalizada, planejada e organizada, controlada por regras específicas.

Exercício em casa/ambiente doméstico: Este tipo de intervenção (sugerida em tempos de pandemia do COVID-19) tem vantagens como: facilidade de integração à rotina diária e redução de despesas financeiras e acesso a equipamentos específicos (podem ser realizadas atividades com o próprio peso corporal) e diminuição de barreiras da participação em instalações especializadas (acesso, tempo de deslocamento, transporte e custo). Se possível, deve ser prescrita por um profissional qualificado para depois ser realizada de forma independente. Estas intervenções podem ser aplicadas/monitoradas via aplicativos (APPs) específicos, redes sociais (Facebook e Instagram) e sites como (YouTube). As configurações nas quais um participante se exercita em casa são bastante diversas: condomínio vs. casa; com vs. sem supervisão, ar livre vs. ambiente fechado. Além disso, o exercício físico feito em casa pode variar quanto: disponibilidade de maior ou menor espaço, configuração de móveis e recursos disponíveis (academia em condomínios ou numa residência individual ter acesso a uma sala de ginástica com equipamentos).

Inatividade física: Nível insuficiente de atividade física para atender às recomendações atuais de atividade física. Os adultos precisam de uma mistura de atividades físicas para se manterem saudáveis. As atividades sugeridas para adultos são: 1) atividade aeróbia de intensidade moderada – qualquer coisa que faça seu coração bater mais rápido vale. Pelo menos 150 minutos/semana; 2) atividade de fortalecimento muscular – atividades que façam seus músculos trabalharem e contraírem mais do que o normal. Pelo menos 2 dias por semana.

#Se você preferir atividades aeróbias de intensidade vigorosa (como correr), faça pelo menos 75 minutos por semana.

#Se isso é mais do que pode ser feito agora, faça o que puder. Até 5 minutos de atividade física traz benefícios reais à saúde.

#Diretrizes para jovens: 1) 60 minutos por dia de atividade física moderada a vigorosa; 2) 2-3 dias por semana de atividade de fortalecimento muscular; e 3) 2-3 dias por semana de atividade de sustentação do peso corporal.

Sedentarismo: Baixos níveis de participação em atividade física. Para definição, é necessário avaliar os seguintes aspectos: gasto energético total, percepção subjetiva dos níveis de inatividade/atividade física, quantificação dos níveis de inatividade/atividade física e mensuração dos níveis de atividades de lazer/exercício vigoroso.

Comportamento sedentário: Qualquer comportamento caracterizado por um baixo gasto de energético diário. Refere-se a atividades que não aumentam o gasto de energia substancialmente acima do nível de repouso e inclui atividades como dormir, sentar, deitar, assistir televisão e ficar no computador e celular.

Veja também:

Nós queremos conhecer você!

Clique no botão abaixo para que possamos entender um pouco do seu dia-a-dia e te ajudar a entender um pouco mais sobre o processo de envelhecimento saudável.
Basta preencher o formulário, são apenas 10 minutos que poderão ajudar na sua qualidade de vida.

Responder
1
Vamos conversar?
Olá 👋
Podemos te ajudar?