CONHEÇA NOSSO FUNDADOR

Rodrigo Luiz Vancini

Meu nome é Rodrigo Luiz Vancini. Atualmente, tenho 45 anos. No decorrer de minha trajetória de vida sempre fui um entusiasta dos cuidados em saúde e da prática de atividade física.

Neste aspecto, tive grande influência da minha saudosa avó paterna que na sua sabedoria e humildade me ensinou os primeiros passos. De certa forma considero que os desafios e apreensões relativas a como ter a possibilidade de envelhecer começaram a fervilhar de forma precoce em minha mente e coração, aproximadamente aos 10 anos de idade.

O tempo passou e as experiências e desafios de vida foram aparecendo e sendo trilhados treinando a perspectiva “Viva bem 1 dia de cada vez”.

Como gostava de esporte e queria ser atleta, escolhi fazer o curso de Educação Física. Gradualmente, com os estudos e aprofundamento decidi seguir a trilha do trabalho com o público nas academias. Já nesta época observava de forma atenta os desafios do processo de envelhecimento.

Na minha mente vinha a seguinte pergunta: “E quando eu for mais velho e não ter uma boa aparência física e estética corporal será que vão me manter empregado trabalhando com musculação? Com esta angústia e sensação de incerteza, a partir dos anos 2000, comecei a enveredar pelo caminho dos Estudos e Pesquisa na área.

Fiz Especialização em Fisiologia do Exercício aplicada à clínica e Esporte e Mestrado e Doutorado em Ciências na Universidade Federal de São Paulo. Neste meio tive a oportunidade ímpar de ter contato com atletas e profissionais incríveis de diversas áreas da biologia humana e ciências do esporte e da atividade física. Com esta formação, a partir de concurso público, consegui colocação numa Universidade pública federal. Desde início da carreira de Professor e Pesquisador sempre gostei de estudar e passei a participar e realizar pesquisas, dar aulas, publicar artigos científicos, capítulos de livros, matérias em jornais e revistas, dar entrevistas etc.

Tudo isso deu para mim uma incrível bagagem prática e teórica e capacidade de lidar com diferentes tipos de pessoas e públicos e que agora canalizo na MoveAge – envelhecimento Ativo (eA) já que respiro o assunto envelhecimento todos os dias como Professor e Pesquisador da área.