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O envelhecimento Ativo (eA) é apenas ser fisicamente ativo?

Se quisermos que o envelhecimento seja uma experiência positiva, uma vida mais longa deve ser acompanhada de oportunidades contínuas de saúde, participação e segurança das pessoas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) adotou o termo “envelhecimento ativo” (eA) para expressar o processo de conquista dessa visão, e, desde 1997, com os esforços de inúmeros profissionais ao redor do mundo, vem construindo e consolidando a aplicação deste importante conceito.

O eA é definido como o aperfeiçoamento das oportunidades de saúde, participação e segurança, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas ficam mais velhas.

O eA bem-sucedido não envolve apenas o ASPECTO FÍSICO. Também envolve participação contínua nas questões sociais, econômicas, culturais, espirituais e civis, e não somente à capacidade de ser fisicamente ativo ou de fazer parte da força de trabalho.

Neste contexto, é preciso levar em consideração o conceito de ENVELHESCÊNCIA que é a fase da vida entre os 45 e 65 anos, ou seja, o momento de preparação para a velhice. Neste período é possível observar mudanças evidentes no organismo, como por exemplo, surgimento de cabelos brancos e rugas, aparecimento de doenças crônicas e etc., ou seja, é um PERÍODO DE TRANSIÇÃO no qual é preciso se preparar para as mudanças nos diferentes eixos que fazem parte do eA os quais são (e nos remetem a algumas questões):

  • Trabalho: Ao envelhecer preciso ou não continuar inserido no mundo de trabalho seja por vontade de se manter ocupado ou necessidade?
  • Educação: Será que é importante continuar um aprendizado ao longo de vida para ter a capacidade de reinventar o tempo todo? Ou seja, nunca é cedo ou tarde demais para se aprender.
  • Cultura: Quais seriam possíveis opções de cultura e entretenimento para a minha faixa etária? Posso estar num ambiente com pessoas mais jovens sem ser taxado de velho e retrogrado?
  • Turismo: Será que terei autonomia e independência para continuar viajando e conhecendo lugares de acordo com a minha vontade?
  • Lazer: Gostaria de fazer parte de um clube de dança e conhecer pessoas da minha faixa etária. Como faço?
  • Cuidados e acesso à serviços de saúde: Tenho medo de não ter pessoas para cuidar e recursos financeiros para investir na minha saúde no momento que mais preciso da vida.
  • Inserção social e política: Numa eleição porque dependendo da minha idade meu voto não é necessário e facultativo? O voto para pessoas com 70 ou mais anos não é obrigatório. Isto faz sentido no mundo de hoje?
  • Qualidade de vida: é a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais se vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. Envolve saúde, educação, expectativa de vida, bem-estar físico, psicológico, emocional e mental e elementos como família, amigos, trabalho e emprego.

Como aprimorar minha qualidade de vida (ou seja, energia física e mental, autoestima, mobilidade física, diminuir o uso de remédios, interação social e sexual, segurança física e recursos financeiros) na medida em envelheço?

Dá pra ver que trabalhar os eixos do eA e qualidade de vida, permite que as pessoas percebam o seu potencial para o bem-estar físico, social e mental ao longo do curso da vida, e que participem da sociedade de acordo com suas necessidades, desejos e capacidades com autonomia (poder de decisão) e independência (poder de ação).

Não se anule. Siga em frente de cabeça erguida. Estamos aqui para ajudar você na sua jornada.

Qual é a receita para ter um modelo bem sucedido de Envelhecimento? É todo o pacote de melhores condições de vida, melhor escolaridade… oportunidades de cuidados em saúde… prática de atividade física sistemática e boa nutrição… que tipo de trabalho você teve… e etc… que determinará como será o final da história…

Curiosidade

Recorde de longevidade no mundo: “Pertence à francesa JEANNE LOUISE CALMENT, que completou 122 anos. Ela morreu em 1997, e muita coisa aconteceu desde então”.

Veja também:

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