As pesquisas científicas cada vez mais têm apontado os efeitos benéficos da prática regular de atividade física para melhora da aptidão física e, consequentemente, da capacidade funcional de pessoas idosas.
De forma geral, as principais entidades do mundo que estudam, a ciência da atividade física, recomendam que as pessoas devem realizar, no mínimo, 150 minutos de atividade física moderada por semana, na maioria dos dias da semana ou 75 minutos de atividade física intensa, no mínimo três vezes por semana.
Apesar das evidências científicas apontarem para a necessidade de uma vida ativa para a pessoa idosa, de acordo com os dados do Vigitel (BRASIL, 2011), 73,1% dos brasileiros com idade superior a 65 anos são inativos fisicamente. São muitas as barreiras que afastam essa população da prática de atividades físicas, dentre elas a percepção da falta de tempo, preocupações sobre a segurança pessoal, sensação de cansaço e preferência de descansar e relaxar no tempo livre, viuvez, influência do meio ambiente e do núcleo familiar, limitação física por doença e barreiras emocionais. Neste contexto, os Vídeos Games Ativos, também chamados de EXERGAMES, podem ser ferramentas úteis para estimular pessoas idosas a se engajarem e motivarem em um programa de atividade física regular.
Os Vídeos Games Ativos (VGA), também chamados de EXERGAMES, tem sido uma excelente opção para auxiliar as pessoas a atingirem as recomendações gerais e mínimas para a prática de atividades físicas semanais em diferentes faixas etárias, podendo representar uma ótima opção para pessoas quebrarem as barreiras da inatividade física e praticarem atividade física regular.
Os VGA são jogos eletrônicos de movimento que combinam a atividade física e o jogo digital. Os vídeos games, inicialmente desenvolvidos para realização de jogos eletrônicos na posição sentada e passiva, com foco na destreza manual e coordenação motora fina, possuem, atualmente, suas versões de atividades com movimentos ativos, as quais tem como objetivo o aumento da adesão e redução do comportamento sedentário, por terem uma proposta de interação ativa dos participantes com os sensores de movimento.
Através do movimento corporal os jogadores controlam um personagem/avatar e interagem com os comandos projetados através dos sensores de movimento. As atividades mais comuns encontradas nos VGA são a caminhada, a corrida, a atividade de subir escadas, o ciclismo, o remo e a natação combinados com estímulos visuais e auditivos.
Esses jogos digitais são implementados com a finalidade de aprendizagem e visam comunicar uma mensagem sobre educação, exercício físico, saúde, prevenção e/ou reabilitação para as pessoas de diferentes faixas etárias. Os consoles ou videogames interativos que foram mais utilizados e os mais conhecidos são o Nintendo Wii e Xbox Kinect.
Além disso, muitos equipamentos são utilizados para monitoramento e acoplados para realizar as sessões de EXERGAMES, como, por exemplo, pranchas de equilíbrio, tapete de dança, equipamentos de ginástica, câmeras, controle remoto com acelerômetro, monitor de frequência cardíaca e etc.
A prática constante de EXERGAMES, pode promover aumento nos níveis de atividade física, alterações positivas na composição corporal (diminuição do % de gordura corporal), motivação, hábitos saudáveis e ser utilizados na reabilitação de pacientes idosos e com baixa capacidade funcional para a realização das atividades físicas da vida diária.
Quanto aos benefícios dos EXERGAMES, os mesmos se mostram úteis na melhora dos sintomas de depressão, na qualidade de vida e no desempenho cognitivo de pacientes idosos com depressão; melhora do equilíbrio dinâmico de pacientes após acidente vascular cerebral e traumatismo craniano; aumento da capacidade de exercício de pacientes com insuficiência cardíaca; melhora da marcha e equilíbrio postural de pacientes com esclerose múltipla; melhora da resistência cardiorrespiratória, marcha, equilíbrio e qualidade de vida de pacientes com doença de Parkinson; e como forma de distração dos sintomas da dor em pacientes com fibromialgia.
De forma geral, a prática de EXERGAMES parece melhorar a saúde física e mental, principalmente, o equilíbrio postural e prevenir quedas em pessoas idosas e ser uma alternativa útil no processo de reabilitação física e mental de pessoas com e sem morbidades e representam uma ótima opção para as pessoas romperem as barreiras da inatividade física e, assim, praticarem atividade física de forma regular. No entanto, os óculos de realidade aumentada e virtual vêm com força para assumir está posição dos EXERGAMES. No entanto, possíveis obstáculos podem estar relacionados à acessibilidade dos idosos a ferramentas tecnológicas e alfabetização digital, falta de familiaridade com videogames e custos financeiros dos equipamentos.