VOCÊ OU ALGUM FAMILIAR ESTÁ PASSANDO por alguma das situações abaixo? VEJA A CLASSIFICAÇÃO quanto ao “ESPECTRO DA INATIVIDADE FÍSICA” e dos baixos níveis de atividade física agudos e/ou crônicos.
TIPO DE TRANSPORTE UTILIZADO NO DIA A DIA (FORMAS DE MOBILIDADE FÍSICA E URBANA): Qual tipo de transporte você utiliza? Carro ou Bicicleta? Anda a pé ou apenas de ônibus? Dependendo desta decisão você fará mais ou menos atividade física. Você não precisa ir para uma academia, muito embora seja interessante para fazer atividade física. Atividade física ocupacional, de lazer, de transporte/deslocamento/mobilidade urbana etc., contam também.
PROCESSO DE ENVELHECIMENTO E PROGRESSÃO DA IDADE CRONOLÔGICA: Na medida que envelhecemos tendemos a nos movimentar menos fisicamente. Isto não necessariamente está associado com doenças e morbidades, mas pode levar a elas. Com o processo de envelhecimento, em geral, as pessoas progressivamente diminuem os níveis de atividade e entram num processo de desuso físico e muscular crônico e que cada vez mais aumenta os níveis de incapacidade e dependência físicas.
FICAR MUITO TEMPO SENTADO (A): Seja no trabalho, estudando, em casa etc., muito tempo de telas (TV, computador, Smartphone etc.) faz mal para saúde e o brasileiro/brasileira fica em média até 5,4 horas/dia.
TREINAMENTO PARA VOOS ESPACIAIS: Pessoas que são submetidas de forma frequente ao ambiente de gravidade zero ou próxima à zero ou microgravidade, como os astronautas, estão sujeitas, à atrofia muscular progressiva bem como à perda de massa óssea. É como se o processo de envelhecimento muscular e ósseo fosse acelerado quando neste ambiente.
FRAGILIDADE/INCAPACIDADE FÍSICA: Usuários de cadeira de rodas e/ou repouso na cama de longo prazo.
LESÃO MEDULAR: Neste caso, os baixos níveis de atividade física de uma pessoa, estão associados com paralisia/fraqueza de braços e pernas (lesão de coluna cervical); de pernas (lesão de coluna torácica); de pernas e abdome inferior (lesão de coluna lombar); e de pernas e quadris (lesão de coluna sacral). Violência urbana e de trânsito são, no Brasil, os maiores vilões. PROTEJA A VOCÊ E SEUS SEMELHANTES.
REPOUSO COMPLETO NA CAMA: Recuperação de condições médicas. Por exemplo, pessoas idosas ou jovens em processo de recuperação de cirurgias associadas com fraturas mais graves como as de fêmur ou quadril. Neste caso, também entram pessoas que estão entubadas (por exemplo, associado com a infecção por COVID-19) ou mesmo em estado vegetativo.