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É seguro pessoas idosas usarem a bicicleta como meio de transporte?

Atualmente, muitas pessoas com 60 anos ou mais usam a bicicleta como meio de transporte. Andar de bicicleta tem efeitos positivos na saúde e qualidade de vida e a proporção de ciclistas mais velhos só está aumentando. No entanto, o risco de pessoas idosas serem feridas ou mortas por um acidente de bicicleta só aumenta e pode ser maior que o de adultos jovem por conta de quedas – associadas com perda de equilíbrio, piora da percepção espaço-temporal com o envelhecimento, mal súbito e etc.

É preciso observar que as mortes por acidentes de bicicletas só tem aumentado no mundo. Em média, 751 ciclistas morrem em acidentes fatais de bicicleta a cada ano nos Estados Unidos sendo que, no total, de 2007 a 2019, 9.768 ciclistas morreram neste país.

Outro caso interessante de destacar é o da Alemanha. Na Alemanha existem mais de 70 milhões de bicicletas. Devido ao progresso técnico, mais de 200.000 bicicletas eletroassistidas foram vendidas na Alemanha somente em 2010. Em 2013, o número aumentou para 410.000. Atualmente, mais de 1,6 milhão de bicicletas elétricas são usadas neste país. Um dos maiores grupos de usuários são as pessoas idosas. Os investigadores de acidentes temem um risco acrescido de acidentes/lesões. Para reduzir os acidentes, treinamentos de direção e exames médicos preventivos podem ser usados para detectar perdas de desempenho, processamento cognitivo e equilíbrio. No futuro, eles devem se tornar parte integrante do sistema de saúde e dos serviços dos médicos em exercício. Isto seria interessante de ser aplicado também para o uso de bicicletas que exigem esforço físico.

A bicicleta é uma alternativa ótima por ser de baixo custo e acessível. No entanto, pode colocar em risco seus usuários caso não se tome as medidas de segurança adequadas, seja por negligência (Pra que capacete? É só até a esquina), imperícia (falta de habilidade técnica e física) e/ou imprudência (Vou passar neste farol que está vermelho pra mim). Dessa forma, temos algumas dicas de segurança:

Proteja sua cabeça

Faça o uso de equipamentos de segurança.

Utilize o CAPACETE.

Compre o CAPACETE antes da bicicleta.

Uma queda com trauma de cabeça pode ser fatal.

Nunca diga: NÃO IRÁ ACONTECER COMIGO.

Obedeça aos semáforos

Sinal vermelho é PARE.

Sinal amarelo é ATENÇÃO e não ACELERE.

Sinal verde é SIGA EM FRENTE.

Na prática observamos que no geral quem utiliza a bicicleta (jovem ou idoso) não respeita as leis de trânsito. Este comportamento é de alto risco para a saúde e integridade física.

Veja e seja visto

Coloque sinalização luminosa na sua bicicleta.

Evite dirigir à noite.

Enquanto usuário não profissional (atleta e ciclista de estrada), evite dirigir por longas distâncias.

Não trafegue em rodovias e avenidas.

Respeite as sinalizações de trânsito

É preciso conhecer as placas e símbolos de trânsito, mesmo não sendo um condutor de veículos (motos, carros, caminhões etc.) com habilitação em autoescola.

Não use o celular enquanto estiver conduzindo

Este cenário praticamente está virando um problema de saúde pública, ou seja, mortes associadas com o uso indevido dos celulares. É só observar ao seu arredor (crianças, jovens, idosos etc.). Há muitos usuários de bicicletas que fazem isso. É só observar, “Acidentes” (IMPRUDÊNCIA) com queda podem ser fatais. Com a pulverização das entregas por meio de aplicativos e uso de bicicletas para isso, os acidentes fatais só aumentam.

Use sinais manuais para indicar

O uso de sinais manuais por ciclistas é fundamental para tornar o trânsito mais seguro e saudável. Assim os outros condutores vão entender a próxima ação (conduta) a ser tomada.

Veja também:

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