Artigos

Como a prática de hidroginástica pode ajudar no processo de envelhecimento mais saudável?

A Hidroginástica é muito praticada, recomendada e prescrita por médicos para pessoas idosas. Em geral, idosos caem muito por perda de equilíbrio postural, o que pode levar a fraturas, dessa forma é considerada uma atividade mais segura que as terrestres.

É uma Forma de condicionamento físico (em grupo) constituída de exercícios aquáticos específicos, baseados no aproveitamento da resistência da água como sobrecarga. Atividade leve e de baixo risco e impacto → ósseo, articular, muscular e cardiovascular. Opção de treinamento físico, relaxamento, recreação, reabilitação e trabalho estético. A pessoa idosa tem problemas de queda por perda de equilíbrio. Dessa forma, é considerada uma atividade mais segura. Melhora a rigidez e flexibilidade articular e ↓ o nível de dor por conta do aquecimento da água – quando presente.

Quais são as vantagens de sua prática? menor risco de lesão; maior conforto devido à ToC aquecida da água; convívio social agradável; melhoria da postura, equilíbrio e percepção corporal; e melhoria da flexibilidade, força muscular e coordenação motora.

É diferente da… Hidroterapia que é a terapia aquática e vertente da fisioterapia propondo-se ao tratamento e reabilitação de doenças específicas, geralmente desenvolvida em sessões individuais.

Dentro os tipos de exercícios físico recomendados para idosos temos: Exercícios cardiorrespiratórios – qualquer modalidade que não imponha estresse ortopédico excessivo; a caminhada é o mais realizado e recomendado pelos profissionais da saúde. Os exercícios aquáticos (hidroginástica) e em ciclo-ergômetro podem ser vantajosos para aqueles com limitada tolerância para a sustentação da massa corporal.

Neste contexto, a perda óssea relacionada à idade é um grande problema de saúde. Apenas exercícios associados a cargas mecânicas e de alto impacto têm sido associados a um efeito positivo na remodelação óssea; no entanto, esses tipos de exercícios podem nem sempre ser apropriados para adultos de meia-idade e pessoas idosas devido ao declínio físico ou distúrbios crônicos, como osteoartrite. Os exercícios aquáticos, como a hidroginástica, afetam diferentes componentes da aptidão física, tem menor risco de fraturas traumáticas e aplica menos estresse às articulações.

O ideal mesmo é fazer programas de exercícios físicos que mesclem atividades terrestres, como a musculação, e, aquáticas, como a hidroginástica, para as pessoas idosas.

Veja também:

Nós queremos conhecer você!

Clique no botão abaixo para que possamos entender um pouco do seu dia-a-dia e te ajudar a entender um pouco mais sobre o processo de envelhecimento saudável.
Basta preencher o formulário, são apenas 10 minutos que poderão ajudar na sua qualidade de vida.

Responder
1
Vamos conversar?
Olá 👋
Podemos te ajudar?