Artigos

Aptidão física vs. envelhecimento: conquista da liberdade física e mental & a interação com a pandemia

A APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA À SAÚDE é definida com o conjunto de atributos que as pessoas possuem e/ou adquirem que está associado à capacidade de realizar atividades do cotidiano com vigor e energia e demonstrar traços associados a um baixo risco de desenvolvimento de doenças crônico-degenerativas.

Para uma boa capacidade funcional para executar funções necessárias para realizar as atividades da vida diária a pessoa idosa precisa de: PARÂMETROS FÍSICOS – força/resistência muscular, resistência aeróbia, flexibilidade, capacidade motora (potência, velocidade/agilidade e equilíbrio) e bom perfil de composição corporal (baixo % de massa gorda e alto % de massa magra). Sem isso os níveis de MOBILIDADE FÍSICA e CAPACIDADE FUNCIONAL serão baixos. Isto afeta as FUNÇÕES e FUNCIONALIDADE para a realização das atividades da vida diária como a habilidade de andar, subir degraus, levantar-se e sentar-se numa cadeira, alcançar objetos, dobrar-se/ajoelhar-se/curvar-se e trotar/correr o que Gera LIMITAÇÃO FUNCIONAL e afeta OBJETIVOS, a AUTONOMIA e INDEPENDÊNCIA quanto aos cuidados pessoais, realizar compra para subsistência, tarefas domésticas, praticar esportes e viajar e progressivamente Tudo isso, gera CAPACIDADE FÍSICA REDUZIDA E INCAPACIDADE. A questão chave para o momento é:

Como manter uma boa capacidade física e mental no curso do processo de envelhecimento num cenário de pandemia?

Através da prática de diferentes tipos de atividade física. A atividade física é definida como qualquer movimento corporal gerado por contração muscular que aumenta o gasto calórico (energético) acima da taxa metabólica de repouso. Pode ser definida/diferir quanto à modalidade (tipo), frequência (vezes por semana), intensidade (velocidade da caminhada ou corrida), duração (tempo da sessão) e contexto de prática (praia, calçadão, parque e academia). O gasto energético pode ser mensurado em quilocalorias. Pode compor a prática de atividade física diária as atividades ocupacionais, esportivas/prática sistemática de exercício físico e de lazer.

Em tempos de pandemia a prática de atividade física virou uma necessidade para a manutenção da saúde física e mental, principalmente para pessoas mais vulneráveis e que foram extremamente afetadas pelas necessárias medidas de isolamento e distanciamento social, por conta de serem população de risco para a infecção por COVID-19, que é o caso das pessoas idosas.

Dentre as alternativas de atividade física para este momento temos o exercício feito em casa/ambiente doméstico. Este tipo de intervenção tem vantagens como a facilidade de integração à rotina diária e redução de despesas financeiras e acesso a equipamentos específicos (podem ser realizadas atividades com o próprio peso corporal) e diminuição de barreiras da participação em instalações especializadas (acesso, tempo de deslocamento, transporte e custo).

No entanto, sendo possível, deve ser prescrita por um profissional de Educação Física qualificado para depois ser realizada de forma independente. Estas intervenções podem ser aplicadas/monitoradas via aplicativos específicos, redes sociais (Facebook e Instagram) e sites como (YouTube). As configurações nas quais um participante se exercita em casa são bastante diversas: condomínio vs. casa; com vs. sem supervisão, ar livre vs. ambiente fechado e cidade vs. campo vs. praia. Além disso, o exercício físico feito em casa pode variar quanto: disponibilidade de maior ou menor espaço, configuração de móveis e recursos disponíveis (academia em condomínios ou numa residência individual ter acesso a uma sala de ginástica com equipamentos).

Para o momento, de novo pico e aumento do número de casos de COVID-19 (é preciso destacar que estamos em 13/06/2022) faça o que for possível com segurança dentro da sua realidade de seu ambiente. O importante é fazer qualquer coisa para se movimentar se mantendo seguro. Lembre-se que depressão é uma realidade muito presente entre pessoas idosas e que foi muito agravada no curso da pandemia e a prática de atividade física ocupacional, de lazer e esportiva é um grande remédio para a manutenção da saúde física e mental.

Veja também:

Nós queremos conhecer você!

Clique no botão abaixo para que possamos entender um pouco do seu dia-a-dia e te ajudar a entender um pouco mais sobre o processo de envelhecimento saudável.
Basta preencher o formulário, são apenas 10 minutos que poderão ajudar na sua qualidade de vida.

Responder
1
Vamos conversar?
Olá 👋
Podemos te ajudar?